top of page

Para saber mais sobre as metas, selecione uma ODS

Metas - Consumo e produção responsáveis

12.1. Implementar o Plano Decenal de Programas Sobre Produção e Consumo Sustentáveis, com todos os países tomando medidas, e os países desenvolvidos assumindo a liderança, tendo em conta o desenvolvimento e as capacidades dos países em desenvolvimento.  

12.2. Até 2030 alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais.

12.3. Até 2030, reduzir à metade o desperdício de alimento per capita em nível de varejo e consumi dor e reduzir as perdas de alimentos nas cadeias de produção e abastecimento, inclusive as perdas pós-colheita.

12.4. Até 2020, alcançar a gestão ambientalmente sólida dos produtos químicos e de todos resíduos durante seu ciclo de vida, segundo os marcos internacionais acordados, além de reduzir significa tivamente sua liberação no ar, na água e no solo, para diminuir seus impactos adversos sobre a saúde humana e o meio ambiente

12.5. Até 2030, reduzir significativamente a geração de resíduos, por intermédio da prevenção, redu ção, reciclagem e reutilização.

 12.6. Incentivar as empresas, principalmente as de grande porte e as transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e integrar a informação sobre sustentabilidade a seu ciclo de relatórios.

12.7. Promover práticas de compras públicas sustentáveis, segundo as políticas e as prioridades nacionais. 

12.8. Até 2030, assegurar que as pessoas em todos os lugares tenham informações e conhecimen tos relevantes para o desenvolvimento sustentável, além de estilos de vida harmônicos com a natureza. 

12.a. Dar suporte aos países em desenvolvimento para que fortaleçam sua capacidade científica e tecnológica para promover padrões mais sustentáveis de consumo e produção. 

12.b. Desenvolver e implementar ferramentas para monitorar os impactos do desenvolvimento sustentável sobre o turismo sustentável que cria empregos, promove a cultura e os produtos locais.

12.c. Racionalizar os subsídios ineficientes para combustíveis fósseis que incentivam o consumo supérfluo, removendo as distorções de mercado conforme as circunstâncias nacionais, inclusive a reestruturação da tributação, eliminando os subsídios nocivos onde houver, refletindo seus impactos ambientais e considerando integralmente as necessidades e condições específicas dos países em desenvolvimento, com a redução dos potenciais impactos adversos sobre seu desenvolvimento, de forma a proteger os pobres e as comunidades afetadas.

Indicadores

bottom of page